<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8639429\x26blogName\x3dDi%C3%A1rio+Evolutivo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://evoluirefluir.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://evoluirefluir.blogspot.com/\x26vt\x3d-7690663095198134269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







segunda-feira, 21 de março de 2005

Sobre o poder do silêncio

A gente vive dando comidinha a ele. Ele pede e a gente dá. E ele é insaciável. E é um trabalhão tentar desbravar os meandros dessa fome que não passa.

Mr. Ego: pretensioso, faminto, devorador. Utiliza-se da mente para dar desculpas e se vitimizar. Só se contenta com a insatisfação. Para ele, só serve a instabilidade, porque é ele quem a gera e, dela, ele mesmo se abastece. Tem como parceira a não menos poderosa Mente, que é a responsável direta pelas argumentações intensas. Jogadora igualmente sôfrega, não desiste nunca, ou quase nunca. Para cansá-la, luta-se, tendo como parceiro o Silêncio, poderoso por possuir as artimanhas necessárias para calar a influente Mente.

***

Você convida a pessoa-alvo para dar umas voltinhas. Recebe um não. Imediatamente o Mr. Ego começa a jogar argumentos do tipo: ‘isso só acontece com você’, ‘você é um pobre coitado’, ou pior ainda: ‘essa pessoa aí não vale nada, quem já viu recusar um convite seu? Ela não sabe o que está perdendo.” Na primeira, você é o pobre coitado, na segunda, o todo-bom. Nas duas, uma vítima.

Mr. Ego é o que é porque ele tem a Mente como aliada. Ele é o que é porque ele julga, ele se retroalimenta com seus próprios argumentos. Para combater o Mr. Ego vêm a aceitação, o distanciamento, o Silêncio.

E não é fácil. Se a gente leva uma topada, somos a vítima do pé da mesa; se o ônibus está cheio, vítimas da nossa pobreza; se não venta, morar em Salvador é uma merda; se chove, não faz outra coisa nessa cidade. E o Mr. Ego se alimenta, enche a pança, enquanto o que realmente importa, que é o que de fato nós somos, fica por aí, escondido em um canto qualquer, esperando um resgate, uma salvação.

(Tenho experimentado ir fundo, fazer até a última pergunta – porque sei que para essa não há resposta -, sem medos, eu quero entender porque de verdade me sinto assim ou assado em determinado momento ou situação – tenho tentado não aceitar os argumentos de sempre, ido além do trivial e do que já considero como verdade. A tendência é que a resposta venha e, com ela, a verdade e o poder de saber que existe, acima do ego, um senhor mais poderoso.)
***
O que estou lendo: O Poder do Silêncio, de Eckhart Tolle e The New York Trilogy, de Paul Auster.