<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8639429\x26blogName\x3dDi%C3%A1rio+Evolutivo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://evoluirefluir.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://evoluirefluir.blogspot.com/\x26vt\x3d-7690663095198134269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







sexta-feira, 18 de março de 2005

Com a navalha no pescoço (isso não é uma metáfora)


A primeira faz tchan, a segunda… a segunda quase que não faz. A mão do barbeiro cheirava a cigarro, aliás a visão geral não era das melhores. Mas eu, que jamais tinha ido a um barbeiro, achei que barbeiro, por ser barbeiro e não cabeleireiro, devia ser assim mesmo.

O que ele tinha nas mãos não era uma navalha. Era a minha vida. Eu nunca tinha feito a barba em qualquer outro lugar que não fosse o meu banheiro, com qualquer outra pessoa segurando a arma na mão que não fosse eu mesmo. Portanto, o único risco que tinha corrido até aquele instante foi o de ter um surto suicida e cortar o meu próprio pescoço, o que, como vocês podem notar, nunca ocorreu.

- Você é neto de seu Arisitides, né?
- Sou, - respondi inocentemente.
- A esposa dele faleceu, né?
- É, era a minha vó.
- A velha era gente boa. Eu me lembro, morava logo ali em frente.

Ele manuseava a navalha a centímetros da minha jugular como se manuseia uma caneta, um espanador ou um objeto inofensivo qualquer. Eu já começava a achar aquela conversa estranha. Certamente não era hora daquele cara cujas mãos que fediam a cigarro portavam uma navalha afiadíssima na minha garganta usar palavras do tipo ‘faleceu’ ou ‘morreu’. Escolha lexical inapropriada, definitivamente.

Não achei que eu poderia começar a tremer. Mas não deu outra.

- Te reconheci. Já sei quem você é. – disparou, com a lâmina nos arredores da minha traquéia.

Definitivamente é agora. Ele me conhece de algum lugar, sei lá, fui criado nas redondezas, ele pode até ser um desafeto meu de datas esquecidas. Mas a mão esquerda dele segurava a minha testa e a direita tinha vocês sabem o quê. Além disso eu tremia. Não havia escapatória.

- Você é filho da pró Lia.
- I-i-i-sso. – falei, mexendo, o mínimo possível o rosto.

Bem, se não for agora por algum mal que eu fiz, será por alguma vingança contra a minha mãe. Ai que saudade do meu Mach 3.

- Quer que passe de novo a navalha pra ficar mais rente?
- Rente? N-não. Não precisa. Me empola. – queria sair dali o mais rápido possível.
- Então tá terminado.
- Terminado? – meu Deus, tinha chegado a minha hora – Como assim terminado? – eu juro que ele me lançou um olhar sinistro.
- Acabou, pode levantar da cadeira.
- Ah, claro. Quanto?
- Três e cinqüenta.

Dei dez, ele não tinha troco.

- Volte depois e traga, conheço você rapaz, gente boa. Nem tem pressa. Sua mãe então, nem se fala, estudei na escola dela. Pró Lia é gente fina. Olha, diga a seu Aristides que quando vier do interior passe aqui pra fazer a barba, tem mais de dois meses que ele não aparece.

Ufa, ufa, ufa. Virei, em direção ao sol que brilhava lá fora. Vocês acham que a minha imaginação é muito fértil?