<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8639429\x26blogName\x3dDi%C3%A1rio+Evolutivo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://evoluirefluir.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://evoluirefluir.blogspot.com/\x26vt\x3d-7690663095198134269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







quarta-feira, 16 de março de 2005

Besta de tão feliz


Esses dias têm vindo para mim num crescente de felicidade tão intenso que eu quase que não caibo dentro da minha própria moldura. Descobri que o que me angustiava era a passagem do tempo junto com a minha inabilidade de terminar as monografias para o mestrado, pendentes desde novembro do ano passado (pasmem!).
É que os professores dão um prazo grande - leia-se para mais ou menos tal data - para a gente escrever. Só que, sem nenhum professor no pé te cobrando nada, e com um prazo mais ou menos delimitado, nada a gente faz. Ser humano é assim, e acabou. Mas vocês sabem: final de semana passado terminei tu-di-nho. Agora só falta ir lá e entregar a papelada.

***

Hoje foi à UFBA conversar com uma ex-professora com quem eu me dou muito bem e em quem eu depositava a esperança de uma ajuda na minha dissertação. É que o meu orientador, apesar de ter boa vontade, não conhece a minha área tão bem quanto ela. Pedi ajuda:

- Professora, por favor leia a minha monografia, quero saber se está boa, pois provavelmente vai ser um capítulo da dissertação. – claro que, antes, eu fiz toda uma cara de perdido – que de fato estou – para comovê-la um pouco.

- Te orientar não posso, minha cota já ultrapassou, mas estou à sua disposição informalmente para ajudar no que for preciso.

- Tá bem – me conformei. Melhor do que nada.

Conversamos durante uma hora sobre o meu tema. Essa mulher deu um show. Sabe quando duas mentes se casam, se completam? Era quase como se tivesse encontrado a minha alma gêmea ali na minha frente. Eu pedia, ela me dava. e me dava exatamente o que eu pedia. Meu sorriso se abria e o dela também. Inevitável: quem gosta do que faz abraça causas, se dedica, não sente o tempo passar. Eram quatro olhos brilhando e o desfecho não poderia ser outro:

- OK, Leo. Vou te co-orientar. Pode trazer a papelada e oficializar isso tudo. Já estou fazendo o trabalho mesmo, né?

- Séééééério???????? Meu Deus, professora, MUITO obrigado. Obrigado mesmo. – quase gritei, tanta era a felicidade. E me veio à cabeça ‘Menina de Ouro’ e a relação de confiança e respeito que existia entre a lutadora e o treinador. E me lembrei de quantas lutas ela venceu exatamente porque ela acreditava nela mesma e no seu mentor. E eu me senti assim: seguro, pronto pra começar.

- Agora tem uma coisa: vou te cobrar prazos, trabalhos, já pode começar a ler... você vem na minha casa buscar tais xerox...Tfouni... Marchuschi... e tem aquele livro de... mas sua visão de ... você vai ter que buscar a teoria de... antes de começar a escrever você tem que se embasar de...na banca podem te perguntar se... – disse-me já com aquele olhar de quem-mandou-me-querer-como-sua-co-orientadora-oficializada.

E eu pensava comigo mesmo: tudo que eu mais quero e preciso é alguém que me cobre. Agora, essa pessoa tem de ter autoridade para isso. E aquela mulher baixa, de olhar e voz mansos tinha.

- Nem se preocupe professora, pois agora que começou a nova novela, eu nunca vou esquecer do prazo, porque o locutor da Globo certamente não deixará.. Aliás, o nome da senhora é América por algum motivo estratégico?