<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8639429\x26blogName\x3dDi%C3%A1rio+Evolutivo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://evoluirefluir.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://evoluirefluir.blogspot.com/\x26vt\x3d-7690663095198134269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







sexta-feira, 1 de abril de 2005

Um post a R$ 2

“A maior recompensa que se recebe por um ato de doação é descobrir-se capaz de doar-se.”

(Conversando com Deus – citado, por mim, de memória)

***

"- Bem, a telespectadora X de tal lugar diz que tem um namorado de nome Fulaninho, a quem ela ajuda demais e ama muito, mas que nem sequer lhe agradece pelas bondades que recebe dela. Ela quer saber como agir nessa situação.
- Minha filha, continue amando e ajudando. Amar é uma doação, não um negócio."

(Entrevista concedida hoje pelo médium Divaldo Franco no Bahia Meio-Dia, programa da TV Bahia)

***

Menti para vocês. Confesso que, pelo lirismo de um post (Através dos vidros fechados, de 17/03) eu menti. Na realidade aquele menino não recebeu sequer uma moedinha de um centavo de mim, ele não recebeu nada, a não ser, talvez, um breve sorriso de quarta-feira.

Tenho que assumir a mentira porque hoje foi diferente. Passava pelo mesmo sinal, só que com um sorriso de quinta-feira - só isso já me abre as janelas sensoriais, já me alarga a alma – e o mesmo menino estava lá, com talvez ainda os mesmos cocos catados num lixo qualquer. E a cena enquadrou-se na minha tela e vi a ilustração do que escrevi aqui. O menino terminou o espetáculo, educadamente agradeceu ao público e fez o que faz sempre: esperou que uma alma lhe desse os dez centavos de sempre ou de quase nunca. Lembrei da mentira e peguei duas daquelas moedinhas de duas cores – ultimamente estou muito generoso com o universo como forma de gratidão pela sua generosidade comigo – chamei o menino e lhe entreguei nas mãos.

- Pô, tio!!! Obrigado! Valeu mesmo. – Olhou de novo nas moedas. Não acreditava naquilo. Pela hora da noite – já passavam das onze – ele já tinha, talvez, perdido as esperanças.

Afastou-se do carro e acenou para algum colega do outro lado da rua. O garoto sorria de uma forma que não se imagina que um garoto daqueles pode sorrir.

Aquele garoto me salvou. Primeiro porque eu ainda não sabia sobre o que seria o post de hoje, segundo porque ele sorriu para mim, terceiro porque ele me obrigou a desfazer uma mentira. Uma mentira literária, é claro. Os deuses que protegem os blogueiros já haviam me perdoado de qualquer forma., mas não vou mentir que aquele sorriso lindo perfumou a minha alma.
Hoje tem dois!