<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8639429\x26blogName\x3dDi%C3%A1rio+Evolutivo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://evoluirefluir.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://evoluirefluir.blogspot.com/\x26vt\x3d-7690663095198134269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

Amor e Dor


Parece que ser humano só funciona a dor. O menos indicado, mas mais usado combustível. Nunca minha família esteve tão unida quanto no evento em que minha vó se foi, ou nesses dias em que meu tio encontra-se na UTI de um hospital. Somos unidos em situações normais sim, mas essas situações de dor e perda tendem a unir ainda mais. Uma dádiva que essas situações nos concedem. E mais uma vez a gente 'escolhe' se amar mais através da dor, a gente 'escolhe' estar mais juntos por causa do sofrimento. Seria mais fácil o outro caminho: o do Amor. Mas aí já é outra história e isso dá um caldeirão de posts.

***
- Quem é a mãe do Sr. Fulano de tal? Seu filho já pode te ver.

- Sou eu - a senhora respondeu com lágrimas nos olhos, e dirigiu-se à sala da UTI, onde estava seu filho.

Eu estava ao lado daquela senhora e, quando fitei seus olhos, não pude deixar de ver a minha vó ali. Não sei explicar, mas era um 'ver' pelos olhos do coração. Minha vó estava ali sim, representada na dor de uma mãe que vê o filho num quase-partir. Ela se levantou, buscando força nesse amor que só mãe tem. Passaram-se vinte minutos e eu só via aquele olhar na minha tela mental. Era a minha vó ali, eu sabia.

Mais vinte minutos se passaram e a senhora volta, já com um sorriso nos olhos, diferente, ávida talvez por olhar o céu azul lá fora de uma forma que, suponho eu, ela não via há algum tempo. Voltei à cadeira. Fitando as outras pessoas que esperavam na ante-sala, virei-me em direção ao dia lindo que fazia naquela tarde de sol. E o engraçado era que o azul que sempre cobriu os dias da minha infância continuava lá. Inabalável.

***

(e é pelo amor que se destrói aquela sina de sofrer por tudo, porque o amor faz rever os pássaros azuis e aqueles não tão mais coloridos, faz relembrar de tempos de inocência, faz segurar cata-ventos e dormir olhando a lua. O amor torna as coisas mais simples, torna o grito um gesto, suor de noite agitada em sonho bom, doença em dádiva, cansaço em satisfação, negro em arco-íris, seca em mergulho em águas azuis. E não falo aqui daquele amor dos amantes ridículos e patéticos que somos quando a alma-gêmea se aproxima, mas daquele que temos pelo inverso do que somos.)