<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8639429\x26blogName\x3dDi%C3%A1rio+Evolutivo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://evoluirefluir.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://evoluirefluir.blogspot.com/\x26vt\x3d-7690663095198134269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







sexta-feira, 17 de junho de 2005

Politemático


A vida é multitemática. Não há para onde fugir, não há como artificializar a vida em posts diários e monotemáticos. A vida não é monocrômica ou monotemática. A vida é poli, não escolhe temas únicos, mas diversos. Por isso nem sempre dá para escrever só um post. E, em respeito à deliciosa variedade de temas na vida, hoje segue mais um post três em um. Namasté e boa sexta!
:::

Primeiro: o agora de lá e o daqui
(para Bubu)

O Agora não começa lá fora, mas dentro de mim. A percepção não parte desta onda que vejo quebrar ao longe, ou do vento que não vejo, mas sinto balançar as folhas daquela árvore centenária.

O Agora começa em mim. É uma percepção pessoal e interna. É um deixar-se, um entregar-se ao instante. É um enraizamento com o mundo. É sentir-se uno e em êxtase. Estar no Agora não é estar em uma paisagem. É estar disposto a enfrentar o nada e unir-se ao tudo.

Posso ver a paz lá fora, mas percebê-la e experienciá-la mesmo só poderei se for capaz de formar uma ponte entre essa paz exterior esse silêncio que tento criar aqui dentro.

Não há paz verdadeira sem a ponte, sem a conexão, sem o circuito completo.

:::

Depois: a praça, de novo

Ontem tentei dar uma aula na praça – a mesma do post de terça-feira: ao vivo e em cores vivas, com flores e pássaros ao redor. Mas o sol bateu forte, um cara com cara de mau começou a nos rondar, e a aula ao ar livre – essa vontade nossa de mudar de paisagens – ficou adiada para o dia em que o sol não castigasse tanto e o medo fosse apenas uma vaga lembrança incapaz de nos acuar, em plena praça pública, as sete da manhã. (foto)

:::
Finalmente: minha idade cabalística

Os números são, alguns, a representação de uma crença, superstição, às vezes pessoal, às vezes de uma cultura inteira. Remetem a experiências, medos, possibilidades. 13, 7, 33, 69...

Bem, segunda estarei completando 31 anos e me bato há dias para entender o que de cabalístico ou de representativo existe nessa idade que vou carregar pelos próximos 365 dias. “31 é um número famoso. Não é a idade de Cristo, essa é 33. Não é nada? Como assim? Há uma referência perdida.” Pensei, pensei... e, pasmo, lembrei: 31 é Telemar.
Nada de cabalístico, nada de superstição. Apenas marketing bem feito e martelando no meu inconsciente.