<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8639429\x26blogName\x3dDi%C3%A1rio+Evolutivo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://evoluirefluir.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://evoluirefluir.blogspot.com/\x26vt\x3d-7690663095198134269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







sexta-feira, 22 de abril de 2005

Minhas baterias

Sou movido pelo amor. Dê-me uma tarefa e mostre-me uma motivação para realizá-la – pode ser a visão de um sorriso como resultado, pode ser um afago no meu ego, pode ser o prazer de fazer bem feito e ser reconhecido pelo esforço – que você terá um realizador dos mais obstinados. O nome da bateria escondida nas minhas costas é amor. Ele me move, ele me faz rumar em direção a desafios. É tão forte a sensação que sequer penso em ter medo. Já haviam me dito que o amor afasta o medo e cada dia a vida me mostra o quanto isso é real. E eu sou aventureiro destemido e sei que às vezes assusto meus colegas de trabalho – principalmente – por esse total desprendimento com que eu abraço tarefas desafiantes. Não sei explicar ao certo o que é, mas na maioria das vezes dá certo.

***

São sete da manhã – tinha ido dormir as seis. Meu telefone toca.

- Leo, é Conça. Pode falar?

- Claro, Conça. – eu estava atordoado ainda de sono, saíra na noite anterior e não sabia ao certo o que dizia, só sabia que o nome Conça me remetia a uma pessoa especial e muito querida para mim, atual coordenadora do UEC, escola onde ensino.

- Leo, eu sei que você não entregou a tempo o abstract para a sua apresentação no Braz Tesol BA *, mas é que estamos com um tempo sobrando, as inscrições superaram as expectativas e gostaríamos de convidá-lo para apresentar alguma coisa.

Estava diante de mim o desafio. Já havia pensado em preparar algo, mas faltou um empurrão – esqueci de contar que funciono muito bem com empurrões.

- Posso sim, Conça – meu Deus, o que é que estou dizendo, será o atordoamento do sono? -. Mas acho o tema que estava pensando em apresentar muito batido. Queria inovar. – Imediatamente me veio à mente o tema BLOG. Já estou, nesse semestre, trabalhando com meus alunos usando essa ferramenta e achei que seria interessante dividir com a comunidade de ELT** essa minha experiência.

- Pode contar comigo, Conça. Vou apresentar e o título será o seguinte: LET’S BLOG – A BRIEF TALK ON THE USE OF BLOGS IN ELT.

- Mas Leo, não é melhor apresentar sobre ensino de vocabulário mesmo, afinal você já tem o material preparado?

- É verdade Conça, mas esse tema aí não ‘bateu o meu tambor’. (Inventei essa expressão há algumas semanas, que quer dizer ‘não me deu tesão, não me inspirou’. Aliás é muito útil essa expressão. Especialmente para dar foras de uma forma clássica e matafórica.) Mas voltando à apresentação: é óbvio que não consegui pregar mais os olhos. A idéia de compartilhar com a minha comunidade profissional essa experiência que estou tendo com meus pupilos parecia excelente e animadora. Algumas horas depois, estou aqui, na frente do computador, com tudo pronto.

(Acabo de ligar para Conça para tirar umas dúvidas e sou informado que depois que divulgaram o tema da minha palestra tem gente querendo que abram exceções – há limite de espaço – para assistir...Delícia, não?)

Torçam por mim: dia 30 deste, das 16 às 17 horas. Conferência do Braz Tesol BA. (Sorry, inscrições encerradas!)

*Braz TESOL BA – a facção baiana de uma comunidade internacional de professores de inglês. Braz : Brazilian TESOL: Teachers of English to Speakers of Other Languages.

**ELT : English Language Teaching

( Brinque!! o Diário Evolutivo também é cultura!!)