<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8639429\x26blogName\x3dDi%C3%A1rio+Evolutivo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://evoluirefluir.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://evoluirefluir.blogspot.com/\x26vt\x3d-7690663095198134269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

Luzes, som e paz


Para quem achava que Salvador era uma cidade onde reinavam somente o Axé e o Carnaval, aqui vai o relato do meu dia, que prova que a minha cidade é eclética a ponto de ter um dos Natais mais lindos do Brasil. E estou sendo bairrista mesmo, mas sou um bairrista moderado - inclusive, acabei de ver na TV a decoração de Fortaleza que está maravilhosa também. É que o Pelourinho está um verdadeiro presépio, gente. E nessas horas não consigo não ser superlativo. Vocês podem conferir nas fotos, não preciso descrever o que vi, mas tenho que dividir com vocês o que senti.

Fui de ônibus porque sabia que o Centro estaria um inferno. Andando na Rua Chile, em direção ao Elevador, já se avistam luzes. O Elevador está iluminado com várias cores, que se alternam num colorido belíssimo. Do alto da praça, onde está a sorveteria Cubana, na saída superior do Elevador, avista-se o Mercado Modelo, com uma iluminação renovada, o que lhe valoriza o porte de casarão. Ando em direção ao Pelourinho e, antes de chegar, me deparo com as belas luzes da Praça da Sé, onde um palco armado abriga crianças cantoras. Ao fundo do palco, o Monumento da Cruz Caída, revelando a Baía de Todos os Santos. Muitas famílias vêm ao local. O som é envolvente, parece vir dos céus. Até os carrinhos de pipoca se enfeitaram para a festa. Pessoas fazem fila para entrar na exposição de Santeiros e para visitar o Presépio Virtual, onde nem fiz questão de entrar: eu já estava dentro do próprio presépio. Meninas vestidas de Estrela Dalva posam comigo para uma foto. Não consigo parar de fotografar. Chego ao Terreiro de Jesus, a 'ante-sala' do Pelô. De lá avisto o Cruzeiro de São Francisco, e a praça que o abriga iluminada como nunca esteve antes. O vento no local é forte, mas vento forte na Bahia é como uma brisa nos lugares onde o clima é menos ameno. As cores das luzes, as pessoas tirando fotos, tudo aquilo chama para um clima de paz interior, de reencontro consigo mesmo - via muitos baianos tirando fotos, o que é ótimo, pois precisamos amar a nossa cidade e nos orgulhar dela para aprendermos a respeitá-la mais.

Começa o ponto alto da festa. Pontualmente, às 20h, entram as crianças que participam do Coral da Cidade do Salvador. Algumas se alojam nas janelas que circundam o palco, outras ocupam o próprio palco e em segundos abrem a noite com músicas que vão desde o cancioneiro local, passando por baladas de Roberto Carlos, até as músicas clássicas do Natal. A apresentação envolveu performances teatrais, textos e imagens projetadas em um telão que remetiam às culturas baiana e brasileira. Tentativa feliz de fazer um Natal mais local, mais com a cara da Bahia e do Brasil. Eu me emocionei e chorei três vezes, principalmente na última música, o Hino do Sr. Do Bonfim, que emociona todo e qualquer cidadão que mora em Salvador e é baiano de coração.

O espetáculo é inesquecível, quem mora aqui não pode perder; quem vem esse ano não pode deixar de ver. Quem não veio ainda a Salvador nessa época tem de vir. Fica aqui a dica.

Feliz Natal e Namasté.

Publico aqui apenas essa foto, mas no Fotoblog tem mais. É só clicar aqui. E pra saber mais sobre o Natal no Pelô, clique aqui.